Consultas Plus

Cardiologia

É a area médica que trata patologias do coração e relacionadas ao sistema cardiovascular (coração e circulação sanguínea). Check-ups feitas com um cardiologista devem ser periódicas, com o intuito de prevenir doenças cardiovasculares, principalmente doenças silenciosas. Portanto a maneira mais eficaz e segura de diagnosticar doenças ou condições do coração e dos vasos sanguíneos , é fazer uma consulta com o médico cardiologista. Os Médicos de Cardiologia da Clinica Consultas Plus Goiânia tem experiência , recebem frequentemente reciclagem dos seus conhecimentos e , estão preparados a tratar nossos pacientes com toda ética , preparo e sempre com nosso atendimento humanizado.

Quando você estiver em  dúvida sobre sua condição de saúde cardíaca , é fundamental consultar com especialista , é importante que você encontre a combinação perfeita entre você e ele. O diagnóstico de doença cardíaca ou vascular pode também começar com o  profissional médico da area de Clinica Geral , que irá fazer o encaminhamento a um cardiologista. O médico de cardiologia irá avaliar os sintomas e o histórico médico e,  poderá  recomendar exames para um diagnóstico mais preciso. De posse destes Exames ( se necessário) o cardiologista irá avaliar a condição como poderá tratar o problema, utilizando também medicamentos e/ou outros tratamentos disponíveis. Nos casos mais graves  o médico poderá encaminhar o paciente para um cirurgião para que seja avaliado o quadro e possível cirurgia cardiovascular. O Paciente permanecerá sempre sob os cuidados ainda que encaminhado para outros especialistas.

A Cardiologia , assim como varias outras áreas da medicina ,  é um campo complexo, por isso existem muitos  cardiologistas que se especializam em diferentes áreas. Todos os cardiologistas são cardiologistas clínicos que se concentram no diagnóstico, tratamento médico (uso de medicamentos) e prevenção de doenças cardiovasculares.  Nas especialidades temos  Cardiologia pediátrica, diagnosticam e tratam problemas cardíacos em crianças. Quando a Cardiologia Clinica tratam apenas pacientes adultos, eles se especializam em cardiologia de adultos.

Entre as principalmente causas de morte no Brasil e no mundo estão as doenças cardiovasculares sempre no topo da lista. É importante ressaltar, principalmente na cardiologia, que a prevenção é o melhor remédio contra doenças.

Sintomas como dores no peito leve ou aguda , suor frio;  tosse seca  , cansaço e falta de ar , palpitações , taquicardia , mal estar , perda do apetite , unhas dos dedos azuladas , pernas inchadas e desmaios são sinais que podem indicar problemas no coração.

As Doenças mais comuns tratadas por esse especialista especialista são :

Arteriosclerose  se manifesta pela perda de elasticidade e consequente  endurecimento e estreitamento das artérias e dificuldade de oxigenação e dificuldades em levar nutrientes do coração para o resto do corpo. O acúmulo de gordura saturada, colesterol e outras substâncias prejudica o  fluxo de sanguíneo, provocando dores no peito, fadiga e fraqueza muscular, dentre outros sintomas. Essa doença está associada quadro de envelhecimento, pelo acumulo durante anos de gordura. Outros fatores como histórico familiar, colesterol fora dos parâmetros , hipertensão e diabetes podem piorar o quadro clinico do Paciente.

 A Angina se manifesta  por uma forte dor no peito  , esforço exigido do  coração . Além disto , esforços físicos, emoções fortes e/ou baixas temperaturas contribuem para aumentar os sintomas. Em curto processo a Angina , é chamada de estável. Já quando não é frequente , mas persiste, é conhecida como instável. Ambas podem ser uma consequência da arteriosclerose ou de anemias, diabetes, colesterol alto , além de fatores genéticos e o sedentarismo. A angina é uma daquelas doenças que podem indicar a presença de outros problemas cardíacos mais graves e, por isso, deve ser tratada com rapidez e atenção.

O Infarto é uma das doenças do coração mais conhecidas e que apresentam maior numero de óbito. Na verdade é um ataque cardíaco, no qual o fluxo de sangue no músculo do miocárdio é interrompido por um período prolongado, danificando e as vezes causando a morte do tecido. Essa Doença se manifesta quando uma artéria que leva sangue ao coração é bloqueada por gordura ou coágulo, impedindo a passagem de sangue . Em resumo o Infarto pode advir da arteriosclerose, ou de outros fatores , como colesterol alto, tabagismo, obesidade, sedentarismo , alcoolismo e herança genética.

A Insuficiência cardíaca , considerada uma das mais comuns doenças do Coração. Doença grave , quando o Coração não consegue bombear sangue (sistólica) ou se encher de sangue (diastólica). Falta de ar , batimentos cardíacos acelerados , pernas inchadas , palpitações são alguns dos sintomas. A causa mais comum é a Doença Arterial Coronariana  que provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos. Outros fatores de risco estão associados aos maus hábitos, infecções e outros problemas de saúde, como apneia do sono, diabetes e infarto. Nos casos mais graves, pode ser implantado um desfibrilador, inserir marca-passo ou em último caso , um transplante de coração.

 A Arritmia , ou aceleração de batimentos cardíacos acelerados, mesmo que eles estejam anormais ou não. O paciente sente desconforto, dificuldade para respirar ,  fadiga e palpitações. Em alguns caso , pode até provocar perda da consciência. Como outras doenças do Coração , está relacionada a stress, ansiedade e também a outras doenças do coração, como prolapso da válvula atrioventricular. O diagnostico rápido e a tempo , pode evitar complicações  que levariam a um quadro clinico sério.

 A Cardiomiopatia é quando músculo cardíaco fica inchado e inflamado e  fraco. O coração não consegue bombear o sangue para o corpo de forma regular , levando a uma insuficiência cardíaca. Os sintomas são são  fadiga, inchaço e fraqueza. Acredita-se que esta doença está intimamente relacionada a fatores genéticos e maus hábitos de vida. Existe tratamento com medicamentos para tratar desta doença. A prevenção seria a forma mais eficiente de evita-la. Vida saudável com bons hábitos diários se torna a melhor profilaxia.

A Doença Arterial Periférica se manifesta quando as artérias que levam sangue para os membros inferiores  (pernas e pés) ficam mais estreitas e perdem a elasticidade , dificultando a chegada de sangue a estes membros. Sintomas como dores, inchaços, feridas  ou até disfunção erétil nos homens podem ser  sinais desta doença. A principal causa para essa doença é a aterosclerose. Outros fatores, como o tabagismo e o colesterol alto podem contribuir a agravar o quadro. O tratamento da doença arterial periférica deve ser aliado ao tratamento da aterosclerose, evitando assim o agravamento das 2 doenças , que podem levar ao infarto, a formação de edemas e ao  AVC acidente vascular cerebral.

A Endocardite ,  é uma infecção do Endocárdio , musculo que reveste o Coração. Se manifesta quando germes , fungo ou vírus circulam pelo sangue .Algo não tão anormal de ocorrer.  O tecido cardíaco  só é afetado se já estiver debilitado por outra doença, como uma insuficiência cardíaca ou imunidade baixa. Cuidados com  escovação de dentes ( caso de ferida na boca)  , uso de agulhas e cateteres e outras infecções no corpo  podem evitar esta doença , lembrando que só se manifesta quando o Endocárdio se encontra debilitado. Portanto , é necessário evitar esse tipo de infecção e  cuidar de outros problemas do corpo.

Como profilaxia a fim de prevenir Doenças do Coração ou verificar como está seu estado de saúde, venha para a Consultas Plus e agende uma Consulta de Cardiologia. Valor de Consulta acessível , Exames com os menores Valores do mercado. Ligue para a Consultas Plus Goiânia e agende sua Consulta.

Em Goiânia encontre aqui Cardiologia , agende sua Consulta. Consultasplus Goiânia  está pronta a lhe atender.